BLOG

imagem padrao
Muito Mais Digital 19 de março de 2021
COMPARTILHE

Cidadania americana: guia completo com tudo o que você precisa saber!

A cidadania americana é uma das que mais atraem brasileiros, seja para morar ou empreender. Não é para menos, afinal, os Estados Unidos são conhecidos por ter elevada qualidade de vida, sobretudo em comparação ao Brasil.

Quer tentar a cidadania americana, mas não sabe se realmente tem direito ou como solicitá-la? Então, confira este completo que preparamos e veja o que é preciso fazer!

Cidadania Americana

Green card x cidadania americana: qual a diferença?

Antes de iniciar mostrando tudo o que você precisa saber, é importante esclarecer uma dúvida que muitos brasileiros têm: qual é a diferença entre green card e cidadania americana?

Ambos parecem que são a mesma coisa, mas não são! O green card dá permissão para o estrangeiro morar nos Estados Unidos legalmente, desde que atenda requisitos específicos para obtê-lo.

Já a cidadania americana dá a estrangeiros os mesmos direitos de um cidadão norte-americano. Mas, o que isso quer dizer? Simples: terá direito a voto, se eleger para cargos públicos, receber auxílio do governo, entre outros.

Outra diferença é que a cidadania americana se transmite para filhos. O green card, por sua vez, não é transmissível, o que significa que pais e filhos têm direitos diferentes.

 

Quem tem direito à cidadania americana?

Somente estrangeiros que se encaixam em perfis específicos têm direito à cidadania americana. Veja, a seguir, quais são eles:

  • Filhos cujos pais têm nacionalidade norte-americana;
  • Quem nasceu em algum território que pertence aos Estados Unidos;
  • Estrangeiro (a) que se casou com norte-americano (a) e permaneceu na relação há, no mínimo, 3 anos e o requerente não se ausentou do país por 6 meses, além de estar nos Estados Unidos há 18 meses;
  • Morar nos Estados Unidos há pelo menos 5 anos, possuir green card e não ter se ausentado do país por mais de 6 meses.

 

Como solicitar a cidadania americana?

O processo de solicitação da cidadania americana é feito no U.S. Citizenship and Immigration Services, que é o serviço de cidadania e imigração dos Estados Unidos.

O requerente deve juntar todos os documentos solicitados, inclusive o formulário N-400, que deve ser obtido no site do órgão, e enviá-los para análise.

Depois, o solicitante deve pagar a taxa de serviço, que é de aproximadamente US$ 800, que envolve despesas com inscrição e biometria (recolhimento de impressões digitais e fotografias).

O próximo passo é comprovar os conhecimentos em língua inglesa do candidato, bem como na história e governo dos Estados Unidos. Isto é feito em teste e uma conversa / entrevista com um oficial do Departamento de Segurança Interna do país.

Se o solicitante for aprovado nessas etapas, deverá comparecer a uma cerimônia oficial para fazer um juramento à constituição e aos Estados Unidos, tornando-se oficialmente um cidadão norte-americano. Resumidamente, o processo tem as seguintes fases:

  • Submissão da documentação;
  • Pagamento de taxa e colhimento de biometria;
  • Teste e entrevista de naturalização;
  • Juramento à bandeira e constituição.

 

Quanto tempo sai a cidadania americana?

Como se trata de um processo importante para o solicitante, é comum ter ansiedade para saber se o resultado do processo de cidadania americana será positivo.

Mas, saiba que o resultado não sai tão rápido como alguns pensam. O tempo médio que o U.S. Citizenship and Immigration Services informa é de oito meses. No entanto, há inúmeros casos de longa demora.

Em primeiro lugar, depende da cidade em que o processo foi iniciado e se há um acúmulo de solicitações em andamento. Para se ter uma ideia, todo o processo pode demorar entre um e dois anos se for iniciado em cidades como New York, Atlanta, Texas, Houston, Georgia e Las Vegas.

Outro fator que pode influenciar o período total é em que categoria o solicitante se encontra. Se for a de parentesco ou casamento com norte-americano, a resposta pode demorar cerca de dois anos para sair. Por isso, é preciso ter paciência.

 

Quanto custa a cidadania americana?

Antes de iniciar todo o processo, é essencial conhecer quanto custa a cidadania americana, para saber de antemão se tem condições financeiras de pagar as taxas. O valor é de cerca de US$ 800.

Mas, atente-se a um detalhe: esse preço não é fixo, portanto, pode ser que no momento em que você solicitar sua cidadania a taxa tenha aumentado. Para saber o valor corrigido, verifique o site do U.S. Citizenship and Immigration Services.

Outro detalhe importante é que esse é o preço da taxa, somente. Em muitos casos é preciso apresentar documentos com tradução juramentada em inglês, que é paga. Por isso, sempre separe um valor maior do que a taxa.

 

Tradução juramentada de documentos

A tradução juramentada de documentos é obrigatória para solicitar a cidadania americana para brasileiros. Mas, você sabe exatamente o que é tradução juramentada?

Trata-se de uma tradução com fé pública, ou seja, que possui valor jurídico. Precisa ser apresentada, sempre, com o documento oficial. Sua finalidade é assegurar a compreensão do conteúdo do documento e sua veracidade.

A tradução juramentada não equivale à tradução simples. Portanto, se tentar traduzir o documento por si próprio, ele não será aceito pelo órgão responsável pelo processo.

Somente um tradutor juramentado em inglês pode fazer esse tipo de tradução de documentos oficiais. Esse profissional se diferencia de um tradutor comum porque foi aprovado em concurso de juntas comerciais.

O tradutor juramentado tem autorização para fazer a tradução, sempre seguindo regras do país em que o documento será apresentado, garantindo maior agilidade a todo o processo. Por isso, sempre vale o investimento.

 

Onde encontrar um tradutor juramentado?

A melhor forma de encontrar o profissional para fazer sua tradução juramentada em inglês é recorrer a empresas especializadas, que normalmente têm uma equipe de tradutores juramentados para lhe atender.

A Espanglish, empresa de tradução com ampla experiência no mercado, possui um time de tradutores juramentados altamente capacitados, que atuam com foco na qualidade, confidencialidade das informações e cumprimento rigoroso de prazos.

O melhor? Tudo isso com seriedade e preço justo, estabelecido de acordo com sua demanda! Aproveite para entrar em contato e solicitar um orçamento gratuito de tradução juramentada em inglês para dar início ao seu processo de dupla cidadania americana e brasileira!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.