BLOG

imagem padrao
Muito Mais Digital 03 de abril de 2021
COMPARTILHE

Cidadania australiana: guia completo com tudo o que você precisa saber!

A cidadania australiana é a principal forma de imigrar para a Austrália definitivamente, morar e trabalhar de forma legal no país. No entanto, não é tão simples obtê-la. Aqui, falamos quem tem esse direito e como conseguir cidadania australiana. Confira!

bandeira australiana

Quem tem direito à cidadania australiana

Pessoas com perfis específicos têm direito à cidadania australiana. A seguir, listamos quais são. Confira e saiba se o seu se encaixa em uma das exigências:

  • Ser descendente de australiano. Esse direito também é garantido para crianças adotadas por australianos;
  • Ter cônjuge australiano (a);
  • Ser elegível para o programa de migração de refugiados;
  • Quem nasceu na Papua-Nova Guiné antes da independência da Austrália em 1975.

 

Requisitos extras para a cidadania australiana

O governo da Austrália exige que o solicitante cumpra requisitos específicos para requerer a cidadania. A seguir, confira quais são eles:

  • Ser residente da Austrália nos últimos quatro anos. Em alguns casos, o solicitante não precisa cumprir essa norma;
  • Não ter antecedente criminal, se for maior de 18 anos;
  • Ser aprovado no teste de cidadania australiana, que verifica o conhecimento do solicitante sobre o país. Para aprovação é preciso atingir pontuação de 75% ou mais e responder cinco questões sobre os valores australianos corretamente;
  • Ser aprovado em entrevista, que verificará se o requerente entende o que é se tornar um cidadão australiano, quais são suas responsabilidades e privilégios, bem como o conhecimento em inglês;
  • Manter vínculo com a Austrália, como morar, ter propriedades, trabalhar no país e pagar impostos.

 

Como solicitar a cidadania australiana

A solicitação de cidadania australiana deve ser feita junto ao consulado. O requerente deve apresentar todos os documentos que o órgão pede, além de pagar a taxa de serviço.

Toda a documentação para o pedido de dupla cidadania australiana é encaminhada online, pela plataforma ImmiAcount. Os dados precisam ser verdadeiros, do contrário o processo é automaticamente cancelado e pode resultar na suspensão do direito ou de visto para o solicitante e seus familiares por muitos anos.

Mas, como tirar cidadania australiana online? Conheça, a seguir, as principais etapas de solicitação:

  • Preparação da documentação requerida;
  • Acesso ao portal ImmiAccount, preenchimento do formulário e encaminhamento da documentação. A princípio, não há necessidade de encaminhar os originais, somente a cópia digitalizada. Se o órgão precisar dos originais, ele encaminha uma notificação ao solicitante;
  • Comparecimento ao teste e entrevista;
  • Espera da decisão. O consulado emite e encaminha uma notificação se o pedido foi ou não aprovado;
  • Comparecimento à cerimônia de cidadania. O consulado envia o convite mencionando a data, que é em aproximadamente seis meses após a aprovação.

 

Documentos para cidadania australiana

O solicitante deve apresentar uma documentação específica para obter a cidadania australiana. Abaixo, indicamos o que normalmente é requerido:

  • Cópia de documento de identificação oficial;
  • Certificado de antecedentes criminais;
  • Certidão de nascimento e de casamento (se for o caso);
  • Cópia dos documentos dos pais;
  • Comprovante de residência no país.

 

Dependendo de seu perfil, o consulado pode solicitar documentos específicos que não estão na lista acima. Quando for realizar seu pedido, verifique o que mais o órgão pede e providencie.

 

Custo da cidadania australiana

Quanto custa a cidadania australiana é uma das principais dúvidas dos brasileiros que querem tentar esse processo. Curiosamente, esse valor varia porque são diversos gastos envolvidos.

Por exemplo, há uma taxa de cerca de 300 dólares australianos, além de gastos com emissão de documentação e tradução juramentada, que é obrigatória. Por isso, o valor exato com todo o processo não é fixo.

 

Tradução juramentada em inglês

Documentos oficiais que foram emitidos fora da Austrália devem ser apresentados com a tradução juramentada em inglês. Mas, o que é isso? Trata-se de uma tradução com fé pública, isto é, com valor legal.

É importante porque possibilita compreender o conteúdo do documento, além de assegurar sua validade no processo, minimizando o risco de negativa do pedido.

Deve-se apresentar a tradução juramentada de documentos como passaporte, certidão de nascimento, casamento e antecedentes criminais, entre outros que foram emitidos em outro país e não tenham informação clara para quem fala inglês.

Um detalhe importante é que esses documentos devem ser traduzidos por tradutores certificados pelo NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters).

Documentos que não sejam oficiais não precisam de tradução completa ou juramentada, mas o consulado não aceita traduções de baixa qualidade como as feitas por tradutores automáticos online.

Inclusive, o próprio consulado australiano recomenda que se estiver em dúvida se apresenta uma tradução simples ou juramentada, sempre opte pela juramentada, para diminuir a possibilidade de negativa do processo.

 

Onde fazer tradução juramentada em inglês

Como se trata de um trabalho que exige máxima qualidade e que seja realizado por um tradutor juramentado em inglês, recomenda-se contratar uma empresa de tradução.

O motivo disso é simples: a empresa tem um time de tradutores juramentados e não há necessidade de perder tempo procurando esse profissional, o que otimiza todo o processo.

Além disso, empresas trabalham de forma profissional, principalmente no que se refere ao cumprimento de prazos, sigilo de informações e comprometimento com a qualidade.

Por isso, ao investir na contratação da empresa dá para minimizar a possibilidade de problemas com a tradução juramentada, tendo um suporte adequado e um material de alta qualidade para apresentar ao consulado.

 

Tradução juramentada em inglês com a Espanglish

Quer contratar uma empresa de tradução juramentada em inglês? Então, você precisa conhecer a Espanglish, empresa com vasta experiência no segmento!

A Espanglish possui compromisso com a excelência e cumprimento de prazos, sempre entregando traduções de qualidade elevada nas datas acordadas com o cliente.

Além disso, a empresa de tradução conta com uma equipe capacitada, com tradutores juramentados certificados e com sólida experiência, capazes de atender plenamente suas necessidades, sempre com sigilo de informações.

O melhor? Sempre com preço justo, que é estabelecido de acordo com a quantidade de documentos a serem traduzidos, complexidade do trabalho e prazo exigido pelo cliente.

Aproveite para entrar em contato com a equipe Espanglish para conhecer mais sobre o serviço de tradução juramentada em inglês e solicite um orçamento gratuito de seus documentos para cidadania australiana!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.