BLOG

imagem padrao
Muito Mais Digital 05 de abril de 2021
COMPARTILHE

Cidadania britânica: guia completo com tudo o que você precisa saber!

A cidadania britânica é um desejo de muitos brasileiros que buscam imigrar e viver fora do país em melhores condições de vida. No entanto, esse é um direito restrito a pessoas específicas.

Neste guia completo indicamos quem tem direito e como conseguir cidadania britânica. Confira e saiba como funciona todo o processo!

Bandeira do Reino Unido

Quem tem direito à cidadania britânica

A cidadania britânica é um direito garantido a pessoas com perfis específicos, como os que são mencionados a seguir:

 

Quem nasceu no Reino Unido

Tipo de cidadania dedicada a quem nasceu no Reino Unido, mas não é cidadão britânico. Neste caso, deve-se solicitar a cidadania regularmente ao consulado.

 

Pessoa casada ou em relação estável com cidadão britânico

Para se candidatar a esse tipo de cidadania é preciso ser casado (a) com cidadão de origem britânica e morar no Reino Unido nos últimos três anos. Além disso, é preciso ter:

  • ILR (licença indefinida para permanecer);
  • Documento de residência permanente.

 

Quem tem ILR

O ILR é o Indefinite Leave to Remain, que é uma licença para permanecer no Reino Unido, mas quem a possui não é considerado cidadão britânico ou não tem direito de residência permanente.

 

Pessoas que têm residência permanente

Neste caso, é preciso ser membro da União Europeia ou Suíça e viver por cinco anos no Reino Unido. Além disso, deve ter permanecido no UK pelos últimos 12 meses.

 

Quem tem pais britânicos

São admitidos filhos de pais britânicos (pai ou mãe, não necessariamente os dois), bem como filhos adotivos. É obrigatório apresentar documentação que comprove o vínculo familiar.

 

Requisitos extras para a cidadania britânica

Se o solicitante se encaixar em um caso de direito à cidadania britânica, ele ainda precisa preencher requisitos extras, como os que são listados abaixo:

  • Ter idade mínima de 18 anos. Se for menor de idade, os pais devem fazer a solicitação;
  • Provar que mora no Reino Unido há cinco anos, no mínimo;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Não possuir período de permanência como ilegal no Reino Unido nos últimos 10 anos;
  • Ser aprovado em teste de língua inglesa, bem como no teste Life in the UK, que tem questões sobre a história e cultura do Reino Unido.

 

Como solicitar a cidadania britânica

A dupla cidadania britânica pode ser solicitada online ou pelo correio. Se for online, o recebimento do pedido e cópia dos documentos ocorre no mesmo dia. Caso seja por correio, o recebimento pode demorar um pouco mais.

Para iniciar o processo, o solicitante deve reunir todos os documentos requeridos e pagar a taxa de serviço. Caso seja aprovado, deverá pagar uma taxa extra para coleta de biometria (foto e digitais).

O processo é composto pela fase inicial, realização de teste, coleta de biometria e participação em cerimônia de cidadania britânica, se for concedida.

 

Documentos para cidadania britânica

Para solicitar a cidadania britânica é obrigatório apresentar documentos específicos. Conheça, a seguir, quais normalmente são solicitados:

  • Certidão de nascimento ou casamento, quando for o caso;
  • Comprovante de residência no Reino Unido pelo período de cinco anos;
  • Passaporte, para comprovar que não se ausentou nos últimos 12 meses;
  • Cópia do IRL;
  • Documento que comprove a origem britânica de pais do requerente;
  • Formulário de solicitação de cidadania britânica preenchido;
  • Certidão de antecedentes criminais.

 

É importante mencionar que esses são documentos básicos, pode ser que outros sejam solicitados, dependendo do seu caso. Durante o processo, o próprio site de aplicação indica qual a documentação a ser apresentada. Procure providenciá-la com antecedência.

 

Quanto custa a cidadania britânica?

O preço da cidadania britânica é uma dúvida comum entre quem deseja solicitá-la. O valor varia de acordo com o perfil do solicitante, mas é possível antecipar que não é barato.

A taxa de serviço, por exemplo, é de mais de mil libras. Se for aprovado, há o pagamento de uma taxa de cerca de 20 libras para coleta da biometria.

Além desses gastos, há outros que muitos se esquecem, os de emissão de documentos, bem como os de tradução juramentada de documentação emitida fora do Reino Unido.

 

O que é tradução juramentada?

Trata-se de uma tradução com fé pública / valor legal. É requerida para assegurar a legalidade do documento, bem como a fácil compreensão de seu conteúdo, otimizando o processo de concessão de cidadania britânica.

A tradução juramentada em inglês é uma alternativa que difere da tradução simples justamente por ter fé pública. Além disso, é feita por um tradutor juramentado em inglês, que é o único profissional autorizado a fazer esse tipo de trabalho.

Portanto, se apresentar uma tradução simples no lugar da juramentada, a documentação é negada. Além disso, também é obrigatório fazer o apostilamento de Haia desses documentos.

 

O que é apostilamento de Haia?

O apostilamento de Haia é um certificado de origem e de autenticidade de um documento, feito por cartórios autorizados. Costuma ser solicitado para certificação de documentação pública, como certidões.

 

Como fazer tradução juramentada e apostilamento de Haia

A tradução juramentada e o apostilamento de Haia são dois processos muito específicos e é essencial realizá-los corretamente para evitar problemas durante a análise do pedido de cidadania britânica.

Por isso, a melhor solução é contratar uma empresa de tradução para lhe auxiliar nesses serviços. A empresa possui uma equipe qualificada para cuidar da tradução juramentada e dar suporte no apostilamento, direcionando da melhor forma sua demanda.

Dessa maneira, dá para assegurar a qualidade da tradução, com cumprimento de normas do governo do Reino Unido, minimizando a possibilidade de negativa da solicitação de cidadania.

 

Tradução juramentada em inglês com a Espanglish

Tradução juramentada em inglês de alta qualidade é com a Espanglish, empresa com vasta experiência no segmento e com equipe de tradutores juramentados capacitados.

Todo o time de tradutores da Espanglish é certificado e aprovado em concurso público. Os profissionais prestam um serviço de excelência, sempre dentro do prazo estabelecido com o cliente e com confidencialidade de informações.

Tudo isso a um preço justo, que é estabelecido conforme os documentos a serem traduzidos, a complexidade do trabalho e prazo. Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.