BLOG

imagem padrao
Muito Mais Digital 29 de março de 2021
COMPARTILHE

Cidadania canadense: guia completo com tudo o que você precisa saber!

Ter cidadania canadense é um dos objetivos de muitos brasileiros que buscam migrar para outro país, pensando especificamente em ter melhor qualidade de vida.

Com a cidadania é possível morar e trabalhar legalmente em qualquer lugar do Canadá. Além disso, garante-se acesso ao sistema de saúde e serviços sociais.

Está pensando em solicitar cidadania canadense, mas não sabe como? Então, confira aqui um guia completo com tudo o que você precisa conhecer sobre esse processo!

bandeira do Canadá

Quem tem direito à cidadania canadense?

Faz-se necessário cumprir requisitos para ter direito à cidadania canadense, que pode ser originária ou adquirida. Veja, a seguir, como funcionam os dois casos:

 

Cidadania canadense originária

Tem direito à cidadania originária a pessoa que nasceu no Canadá ou um de seus pais é canadense. Esta última regra se aplica, inclusive, para crianças adotadas por canadenses.

 

Cidadania canadense adquirida

Trata-se da cidadania voltada a quem não possui laços sanguíneos com o Canadá. Neste caso, o candidato à cidadania precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser morador permanente do Canadá;
  • Ter residido no Canadá por três dos últimos cinco anos, ou seja, um total de 1095;
  • Comprovar proficiência em língua inglesa ou francesa, que são as oficiais do Canadá;
  • Declarar imposto de renda todos os anos de residência no país, bem como pagar impostos;
  • Ter aprovação em teste de conhecimentos sobre o Canadá. O governo disponibiliza um material gratuito para o teste de cidadania;
  • Participar de cerimônia com juramento à bandeira e constituição canadense.

 

Como solicitar a cidadania canadense

Se cumprir todos os requisitos para solicitação da cidadania, é só iniciar o processo junto ao departamento de imigração canadense. O candidato deve apresentar um formulário de solicitação e documentos que comprovem sua elegibilidade. Na lista de documentos obrigatórios estão:

  • Checklist de documentos;
  • Relatório de cálculo de presença física;
  • Cópia das páginas de seus passaportes (para comprovação de período de permanência no país);
  • Cópia de ID oficial (pode ser a carteira de motorista, por exemplo);
  • Cópia de comprovante de proficiência em um dos idiomas oficiais do país;
  • Comprovante de pagamento da taxa de serviço;
  • Duas fotografias que são utilizadas para documentos.

 

Um detalhe importante: essa é a lista de documentos para adultos. Se a solicitação envolver crianças e adolescentes, outra documentação pode ser pedida. Sempre verifique com o órgão de imigração o que apresentar.

Depois que juntar todos os documentos necessários, basta encaminhar a documentação por correspondência para o serviço de imigração, no endereço indicado no site oficial do governo canadense.

 

Em quanto tempo sai a cidadania canadense?

Após o encaminhamento da documentação para solicitação da cidadania canadense, o prazo para resposta final do governo é de cerca de um ano. Mas, pode ser que o prazo se estenda e demore um pouco mais para ter o resultado, principalmente se houver uma fila de espera maior na região em que reside.

Se for aprovado, o processo ainda demora aproximadamente três meses para ser finalizado, envolvendo processos como o de juramento à bandeira e constituição, que são feitos em uma cerimônia previamente agendada.

 

Quanto custa a cidadania canadense?

A taxa do serviço é de cerca de $630 dólares canadenses. Um detalhe importante é que além da taxa há gastos com documentação, especialmente com tradução juramentada, que é solicitada na apresentação de documentos brasileiros como o passaporte.

 

Tradução juramentada em inglês para cidadania canadense

Todos os documentos emitidos no Brasil e que serão apresentados ao governo canadense devem ter passado pela tradução juramentada em inglês.

Mas, o que é uma tradução juramentada, especificamente? Trata-se de uma tradução que tem fé pública, isto é, valor legal. Esse tipo é feito somente de documentos oficiais, como os emitidos por órgãos públicos ou que tenham vínculo com o governo.

Como tem valor legal, a tradução juramentada é a única que tem validade em diversos processos, como o de solicitação de cidadania canadense. Se apresentar uma tradução simples, o pedido de cidadania é negado.

Um detalhe importante: a tradução juramentada só tem valor se a apresentação for junto ao documento original. Além disso, precisa ser feita por um tradutor juramentado.

O tradutor juramentado em inglês é um profissional aprovado em concurso das juntas comerciais de cada estado do Brasil. Possui conhecimento para realizar a tradução de acordo com regras do país em que o documento será apresentado.

 

Onde fazer a tradução juramentada em inglês?

A forma mais segura de fazer sua tradução juramentada em inglês é contratar uma empresa especialista. A razão disso é simples: a empresa tem uma equipe de tradutores juramentados para atender sua demanda.

Dessa forma, você não precisa perder muito tempo buscando um profissional, além de garantir um atendimento personalizado e uma tradução de qualidade para apresentação em seu pedido de cidadania canadense.

Ao buscar por empresas de tradução juramentada, tome o cuidado de considerar os seguintes pontos:

 

Experiência da empresa

Procure saber há quanto tempo a empresa atua no mercado de tradução e se tem experiência específica em tradução juramentada. Se possível, tente buscar referências sobre ela, seja em seu grupo familiar ou social, bem como na internet.

 

Equipe de tradutores

É importante que a equipe da empresa tenha tradutores juramentados para realizar o trabalho, porque são os únicos profissionais capacitados para efetuar esse tipo de tradução corretamente, dentro de normas internacionais.

 

Prazo de entrega e confidencialidade de dados

Antes de fechar contrato, procure saber qual é o prazo de entrega da tradução juramentada e se a empresa segue normas de confidencialidade de dados, para proteger suas informações pessoais.

 

Empresa de tradução juramentada

Está procurando uma empresa de tradução juramentada para iniciar seu processo de solicitação de dupla cidadania canadense? Então, você precisa conhecer a Espanglish!

A Espanglish é uma empresa de tradução com ampla experiência no mercado, contando com uma equipe de tradutores juramentados que prezam pela alta qualidade do trabalho, rapidez e cumprimento de prazos, sempre guardando sigilo de informações de clientes.

O melhor? Com a Espanglish você faz tradução juramentada em inglês por um preço justo, com valor definido de acordo com a quantidade de documentos a serem traduzidos.

Não perca tempo, entre em contato com a equipe da Espanglish e solicite um orçamento sem compromisso de tradução juramentada!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.