BLOG

Muito Mais Digital 28 de dezembro de 2020
COMPARTILHE

Como fazer um artigo científico de qualidade?

Um dos maiores receios de todo estudante, é sobre como fazer um artigo científico de qualidade. Afinal, esse trabalho é fruto de anos de dedicação aos estudos e precisa ser perfeito. Para facilitar o processo e simplificar, é possível seguir uma linha de raciocínio com uma estrutura de um artigo científico já pré-estabelecido.

Aqui neste texto você aprenderá algumas dicas de como escrever um artigo científico, saberá por onde começar e o que fazer para ter um trabalho incrível! Prepare uma folha para anotações e boa leitura!

Como escrever artigo científico

Faça uma boa pesquisa e tenha referências

Todo trabalho acadêmico exige uma boa pesquisa. É necessário se aprofundar bastante no tema para garantir que o seu trabalho seja realmente coeso e tenha um resultado bom.

Essa pesquisa pode ser feita com a ajuda de outros trabalhos acadêmicos sobre o tema, livros relacionados e outros materiais online, até mesmo algum modelo de artigo científico. Participar de um grupo de pesquisa com alunos que tenham o mesmo interesse e outros professores também abrirá portas para ter uma base ampla e rica.

Aproveite também o tempo com seu orientador. É ele quem dará o norte e você poderá tirar suas dúvidas.

Outro ponto importante é construir uma base de referências. Todo esse material que você consultar, precisará estar em sua bibliografia. Por isso anote sempre tudo o que pesquisar e vá construindo sua lista.

Aprenda a fazer um artigo científico ABNT

Um dos maiores medos de construir um artigo científico! ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou seja, é a responsável por dizer como o seu trabalho deve ser estruturado.

Seguir as normas ABNT significa usar um padrão de escrita para artigos científicos, que inclui a fonte adequada, o tamanho, os recuos, negritos e itálicos em locais certos, entre outros detalhes bastante importantes.

É necessário conhecer muito bem as normas. Portanto, trate de conhecê-las! Uma boa maneira é estudar através de um artigo científico exemplo ou algum modelo. Procure sempre manuais atualizados sobre a norma para evitar erros. Além disso, comece o trabalho já sabendo as regras básicas. Isso ajudará bastante na correção final.

Não se esqueça de revisar artigo científico ao final

A revisão de texto é fundamental em qualquer parte do trabalho e em qualquer trabalho! Até mesmo em atividades como traduzir livro para inglês. Você mesmo poderá fazer ao finalizá-lo. Mas, revisar artigo científico exige muita atenção. Uma dica é contratar um profissional capacitado para realizar a revisão.

Isso acontece porque quando você escreve um material, costuma deixar passar alguns pontos despercebidos. Mesmo trabalhando exaustivamente com dedicação. Quando outra pessoa faz a correção, poderá encontrar pequenas falhas que você não tenha visto e fazer a correção.

Isso aumenta, consideravelmente, as chances de ter um trabalho excelente e conseguir maior autoridade com o artigo finalizado.

E após a revisão, caso você queira publicar seu artigo em outros idiomas, é possível contratar um profissional que seja especializado em tradução de artigos científicos, seja para o inglês, espanhol, ou outro idioma. O preço para a tradução de artigos científicos pode variar, por isso, é recomendado que você faça orçamentos para comparar.

E por último, nunca deixe para última hora. Tenha uma rotina e defina um planejamento para fazer o artigo. Evite procrastinar e siga rigorosamente o cronograma. Isso evitará que o trabalho fique atrasado e te garante tempo para concluir com uma boa revisão.