BLOG

17 de fevereiro de 2021
COMPARTILHE

Degravação judicial. O que é e como funciona?

Audio Tradução

CONHEÇA o serviço de Degravação Judicial!

A degravação judicial se refere ao processo de transcrição de um áudio, ou mesmo vídeo em texto. Muito utilizada em processos judiciais, fazendo necessário incluir todas as falas de moto literal, ou seja, exatamente como foram narradas.

É claro que há outros modelos de transcrição como esta. A diferença é que em uma degravação judicial não é permitido qualquer tipo de alteração nas informações ditas no vídeo ou no áudio. Pois ao contrário de uma transcrição de áudio com cunho acadêmico, a degravação judicial requer mais precisão na hora de transcrever o conteúdo falado, afinal se trata de uma atividade jurídica. Então é dever do profissional responsável pela degravação fazer uma transcrição que seja a mais fiel possível.

Outros tipos de Degravação

Gravações de atendimento ao cliente, reuniões empresariais, societárias, escutas, interrogatórios, provas audiovisuais, oitivas de testemunhas, áudios de whatsapp e depoimentos em áudio são todas situações essenciais para o processo, e tem de ser bem analisadas pela equipe que prestará os serviços de degravação. Afinal, todas estas possuem informações privilegiadas que precisa passar por um exame bem estruturado.

A obtenção de uma boa degravação de áudio das evidências registradas pode fazer a diferença no resultado do processo. Além de tornar os registros confiáveis, também simplifica o processamento e a condenação, facilitando o trabalho do tribunal.

Traduções

 

O serviço de degravação pode ser feito encima de qualquer tipo de mídia?

Desde que seja um arquivo digital, sim, pois a grande maioria das empresas que prestam esses serviços só trabalham com mídia digital. Tais como mensagens de voz, áudio capturado a partir de aparelhos eletrônicos (um celular por exemplo), vídeos de conferências ou reuniões, obtidos por métodos autorizados ou não autorizados.

 

Qual o uso da degravação judicial e como usar?

A degravação judicial, também chamada de degravação jurídica existe para os escritórios de advocacia, advogados e departamentos jurídicos de grandes organizações e empresas analisem um grande número de fotos para extrair parágrafos importantes e usá-los totalmente em processos judiciais. Levando isso em consideração, a melhor pessoa para te auxiliar com essa pergunta é seu próprio advogado. Afinal, se você está lendo esse post é bem provável que você esteja precisando desse tipo de serviço.

Mas antes de contactar ou procurar por um advogado, fique aqui conosco até o fim para entender melhor como funciona.

degravação judicial

 

Mas por que o advogado precisa de uma empresa de degravação e como ele pode utilizar esse recurso?

Comumente o advogado precisa da degravação pra que ele a use como prova no processo judicial em questão. Porém, não é de qualquer forma que se solicita algo assim. Para que isso aconteça, é necessário ir a um cartório de notas realizar uma ata notarial.

 

Por que um serviço de transcrição de qualidade é tão importante? A gravação do áudio já não é suficiente?

A opção escrita das provas registradas por áudio é essencial pois ajuda na velocidade do caso, já que esta é mais rápida. Concluindo: na maior parte dos casos é mais prático e rápido ler o texto que foi transcrito do que ouvir os áudios. Mas é claro que um não anula o outro. Na verdade, são materiais complementares, com mais agilidade e uma ferramenta a mais para os juízes, advogados e promotores. Até porque esses profissionais, os fóruns e tribunais de todo o país precisam diariamente analisar inúmeros áudios e vídeos dos mais variados espécies que influenciam nos processos. Com a parte escrita, isso fica muito mais fácil e poupa muito tempo que poderia estar sendo gasto se só tivessem versões em áudio do conteúdo a ser examinado.

 

Em quais casos a degravação de áudio para texto se faz necessária e qual a principal ferramenta utilizada para esse tipo de trabalho?

Em diversos casos, tanto políticos quanto judiciais e policiais, a degravação é essencial para que comprovações e sentenças fiquem mais claras e mais próximas da verdade. No Brasil com vários casos em diferentes escalas de poder, uma das melhores e mais úteis ferramentas que auxiliam na degravação jurídica são as escutas telefônicas, que é um instrumento feito para captar áudios que futuramente serão usados como prova e servirão para uma boa base no processo. Vários atos ilegais e ilícitos já foram comprovados pela Justiça graças às escutas telefônicas.

Gravações junto à versão transcrita sempre aparecem em canais de mídia na televisão, principalmente em noticiários, mostrando aos telespectadores o desenrolar de casos que ganham mídia de forma nacional, facilitando na compreensão com trechos decisivos. Esse é só um dos usos das degravações.

 

Degravação e transcrição são a mesma coisa ou são duas coisas distintas?

Degravação e transcrição são sinônimos e resumindo, as duas coisas significam: converter áudio em texto, de forma literal, sem alterações. O mesmo conteúdo em duas versões. Mesmo o significado sendo o mesmo, estas duas palavras possuem pequenas distinções. A degravação é a reprodução exata do áudio em texto (incluindo falhas de dicção) e sem alterações. Já a transcrição o áudio é adaptado ao texto, ou seja, há algumas edições para que se encaixe melhor na versão escrita.

Agora que você sabe a diferença, nós da Espanglish Traduções também fazemos outros tipos de degravação e transcrição além dos serviços de teor judicial, como a tradução jurídica e a tradução juramentada.

degravação judicial

Realizamos vários modelos de transcrição, entre eles:

Transcrição de ata de reunião

Corporações de grande porte, administradoras de condomínio, associações, conselhos de classe, prefeituras, estados, entre outros, precisam redigir a ata de suas reuniões protocolares e exigem a otimização do tempo de análise para extrair os pontos principais por meio da leitura do discurso ou diálogo captado. Os formatos mais frequentes de reuniões gravadas que são transcritas para texto são: assembleias, investidores, condomínio, conselho e diretoria.

 

Transcrição de pesquisa acadêmica

Acadêmicos, mestrandos, doutorandos e estudantes em geral que tem necessidade de analisar grandes quantidades de gravação com o intuito de extrair ideias e ensinos importantes de suas pesquisas para serem introduzidos nas teses de conclusão de curso (como o TCC), ou que procuram aproveitar melhor o tempo de estudo por meio da leitura do material gravado.

Formatos de áudio frequentes que transcrevemos para texto: palestras, pesquisas telefônicas, aulas, apresentações, entrevistas, etc.

 

Transcrição de eventos

As gravações de eventos são transcritas para versões textuais a fim de gerar relatórios, entre outros documentos que promovam o gerenciamento de informações e o acesso aos acionistas.

 

Esses são só alguns exemplos de transcrições realizadas pela Espanglish Traduções. Dentre os serviços realizados, podemos citar:

a) Realização de transcrição de áudios em textos.

b) Degravação de áudio.

c) Serviço de transcrição em inglês.

d) Serviço de Transcrição de entrevista.

e) Transcrição de texto.

f) Transcrição de Vídeo.

g) Serviço de Degravação de áudio.

h) Degravação de Vídeos.

 

Se você precisa desses serviços ou mesmo de outros serviços relacionados à transcrição, entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento sem compromisso de acordo com suas necessidades. Consulte com a Espanglish o preço do serviço de degravação e transcrição em inglês e outros idiomas, na cidade de São Paulo e no resto do país!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.