BLOG

07 de outubro de 2020
COMPARTILHE

Por que idiomas são tão importantes no mercado de trabalho?

Aprender uma outra língua muitas vezes pode ser um desafio; envolve dedicação, foco, paciência e principalmente persistência. Mas ainda sim é imensamente recompensador, principalmente por causa das oportunidades profissionais que esse tipo de habilidade pode te gerar. Falaremos sobre algumas das muitas razões que fazem o aprendizado de um idioma ser tão importante para a carreira profissional.

É um fato quando falamos que crianças tem uma facilidade para aprender a falar um idioma pelo fato dela estar exposta a este o tempo todo, sem contar que a mente de uma criança é propícia para aumentar informações. Mas isso não quer dizer que pessoas mais velhas não tenham tal capacidade. Portanto não desista e não hesite em praticar novos vocabulários. Isso é de suma importância para um currículo de trabalho melhor.

Conhecimento de uma outra língua pode aumentar suas oportunidades no mercado de trabalho

Você provavelmente já ouviu falar que pessoas bilíngues tem mais chances de ser aceitas em um emprego ou subir de cargo em determinadas empresas. Saiba que isso é verdade! Existe muitas razões para que isso aconteça, começando pelo fato de que a maioria dos negócios hoje em dia estão ligados ao exterior. Mesmo as nacionais não funcionam apenas de forma nacional. A maioria tem fornecedores internacionais ou simplesmente estas vendem seus produtos mundo afora.

A internet e as viagens internacionais muito mais acessíveis hoje em dia facilitaram a globalização, porém ainda existem muitas barreiras linguísticas. Apesar das empresas frequentemente fazerem uso de serviços profissionais de tradução, tem um empregado multilíngue é um diferencial.

Se você por exemplo é um falante fluente de francês e se candidatar a uma vaga de uma empresa que mantém negócios com outros países de língua francesa, você terá um valor a mais pelos olhos dos empregadores. Mesmo que a empresa pela qual você está se candidatando não tenha nenhum vínculo com a França. Ao te contratar, eles estarão aumentando as ramificações para negócios globais.

Multilíngues tem habilidades comercializáveis que os empregadores com certeza notam

Ter um outro idioma no seu currículo não só te fará um destaque em negócios no exterior, mas também diz muito sobre quem você é. Com dito anteriormente, aprender um idioma não é uma tarefa fácil, requer esforço contínuo e perseverança, duas coisas que quem está empregando nota muito. Alguns estudos nos Estados Unidos e Canadá descobriram que pessoas bilíngues tem uma tendência a priorizar e alternar tarefas. Isso é explicado pelo fato de que bilíngues estão acostumados a alternar de idiomas. Ainda mais se for um poliglota. Ou seja, essa habilidade de alternar e de mudança contínua é essencial no ambiente de trabalho.

Outros estudos ainda mostraram que poliglotas são na maioria das vezes melhores que os demais em relações interpessoais e tem mais facilidade na comunicação, o que é de extrema utilidade quando se trata de ter um bom ambiente com os colegas de trabalho e relações internacionais.

Também há evidências de que pessoas com conhecimento em mais de uma língua tem a criatividade expandida e uma maior facilidade ao resolver problemas e lidar com dificuldades.

Independente de como você encara isso, ater conhecimento de outros idiomas faz você se destacar do resto das pessoas que só falam a língua nativa.

A percepção cultural é inestimável

Além de todas essas habilidades gerais citadas acima, saber um idioma a mais dá as pessoas uma nova percepção de mundo, te deixando com a cabeça mais aberta para coisas de outros países, línguas e culturas, te tornando ciente de quão essencial é a sensibilidade às diferenças culturais.

Isso mostra que poliglotas tendem a ter um visão mais ampla, o que permite a eles um relacionamento mais significativo e sólido com parceiros de negócios no/do exterior.

Sem contar que ao conversar com um nativo em sua língua nativa pode deixá-lo mais à vontade para poder falar e a percepção da pessoa sobre sua empresa será diferente e positiva.

Outro ponto positivo ao saber um outro idioma é que poderá mapear melhor seus clientes de um determinado país cuja língua oficial e a cultura estiverem em alinhamento com a língua que você também fala.

Exigir um salário mais alto

Além do aumento nas chances de ser empregado, o fato de saber falar duas línguas ou mais também pode trazer um aumento no salário. Os números variam muito de setor para setor, porém alguns estudos mostram que poliglotas e bilíngues tem a possibilidade de ganhar entre cinco a vinte por cento a mais que os outros colegas numa mesma profissão. E quando se trata de falantes nativos de inglês, como o plurilinguismo é menos comum, os que dominam idiomas diferentes podem exigir um salário mais alto.

Blog de Tradução da Espanglish

Espanglish Traduções conhece o valor de uma parceria confiável, caracterizada pela comunicação e fidelidade com todos os seus contatos – clientes, sócios, fornecedores e colaboradores. É por isso que o nosso blog de tradução tem o propósito de estreitar esse contato.

O conteúdo dele é atualizado periodicamente por meio de artigos e notícias que falam sobre assuntos sobre tradução e sobre novidades, viagens, cultura, trabalho, mundo acadêmico, que possam ser importantes para a nossa rede de contatos.

O nosso blog traz artigos que em seu conteúdo traduzem o urgente que é a comunicação escrita e oral em um mundo cada vez mais global.